domingo, 4 de outubro de 2009

Fachadas Contemporâneas


 

Fonte:
http://www.metalica.com.br – out/2009

Imponente, sutil, elegante, arrojada, clássica, moderna, ou futurista, qualquer que seja seu estilo, cor ou tamanho, a fachada é o primeiro impacto que o observador recebe antes de entrar num edifício. A fachada interage e se integra ao espaço urbano, modificando e enriquecendo a paisagem das cidades, sustentada pelo avanço tecnológico da indústria de materiais de construção. 

Atuando como uma pele que reveste o esqueleto estrutural - seja este de aço ou concreto -
placas de alumínio composto, vidros especiais, policarbonato, lâminas moldáveis, chapas de aço ou painéis pré-moldados vem substituindo o uso do concreto aparente, conferindo as fachadas soluções que aliam alta tecnologia, facilidade de montagem e manutenção, apurado controle termoacústico, leveza, alta resistência e durabilidade.

Alumínio

A caixilharia é um dos segmentos mais tradicionais do alumínio, sendo encontrado hoje com variada disponibilidade de cores e acabamentos. As mesmas qualidades que consagraram o alumínio nas esquadrias estão influenciando também a decisão dos profissionais da construção civil na definição dos revestimentos para fachadas e interiores de prédios industriais, residenciais, comerciais, shoppings centers e aeroportos.

Outra aplicação consagrada na construção civil são as telhas de alumínio, empregadas em coberturas e revestimentos de prédios não-residenciais, por sua leveza (seu peso específico equivale a 1/3 do aço), resistência e durabilidade. Também há um significativo consumo de alumínio em estruturas para grandes vãos ou montagem temporária de obras e instalações.
Em todos os segmentos, o alumínio possui um diferencial, como material acessível, capaz de atender todas as necessidades da construção civil.

Os painéis compostos de alumínio - ACM (
Aluminum Composite Material) foram criados em 1965 na Alemanha pela empresa Alusuisse Composites, empresa incorporada pela Alcan em setembro de 2000, sendo atualmente um dos seus departamentos: a Alcan Composites. Destinados principalmente ao revestimento de fachadas, entre seus diversos atributos destaca-se sua condição de maleabilidade, característica que dá a esse painel metálico grande facilidade de conformação. Com o material é possível, por exemplo, moldar formas esculturais. Enquanto outros revestimentos costumam refletir o desenho da estrutura, no caso, o painel de alumínio pode, por si, constituir a linguagem da edificação.

Há outra vantagem que os painéis de alumínio trouxeram para o processo construtivo: a agilidade de montagem. Etapas diferentes de obra, como a instalação de esquadrias e o revestimento de fachadas, são realizadas simultaneamente uma vez que, na maioria dos casos, o próprio fabricante de esquadrias aplica os painéis de alumínio.

Quanto à manutenção, água, sabão e limpeza freqüente, evitando o uso de produtos alcalinos, ácidos ou abrasivos ou seja, utilizar para os painéis compostos de alumínio o mesmo procedimento realizado com os vidros. De acordo com os fabricantes esse é
o "segredo" para que os painéis de alumínio conservem por mais tempo seu aspecto inicial.

Durante a fase de projeto, deve-se prever como se comportarão as superfícies em termos de retenção da sujeira transportada pelo ar - superfícies horizontais e inclinadas acumulam mais sujeira. Também deve-se permitir que a
chuva se comporte como um agente de limpeza, orientando o caminho das águas de maneira a concentrar e drenar a água suja, em vez de permitir que escorra e seque sobre os painéis. Por último, deve-se prever formas de acesso periódico que não danifiquem os painéis.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário